DICA para Hobystas: Dessoldando CIs SMD

Atualmente no mercado você pode encontrar qualquer tipo de ferramentas especiais, mas para quem é hobbysta ou iniciante investir em ferramentas especiais quase sempre é inviável, principalmente na atual situação do país.

Tirar um CI SMD é sem danificar o CI ou as trilhas da placa de circuito impresso requer habilidade, técnica e ferramentas especiais. Quando não temos nenhum destes tres itens partimos para a criatividade.

Uma solução é fazer a famosa gambiarra, ou seja fazer uso ou mesmo construir ferramentas que solucionem nossos problemas de maneira mais barata e facil.

Uma destas ferramentas está neste artigo, um dessoldador de circuito integrado SMD, que é capaz de dessoldar um CI rapidamente sem danificar a placa de circuito impresso, usando apenas um ferro de solda e um pedaço de fio de cobre.

Como dessoldar circuito integrado em SMD sem Ferramentas Especiais

A ideia é simples, do tipo “porque não pensei nisso antes”, mas bem eficiente e barata. O dessoldador de circuito integrado em SMD é basicamente feito de um pedaço de fio rígido de cobre, no vídeo não diz a grossura do fio, mas acredito que seja de 12 AWG ou superior.

Como dessoldar ci smd

Para construir você tem que fazer um pequeno cavalete de com o fio de cobre, mas ele tem que ser reto e com curvas bem feitas para que ele possa tocar em todos os terminais do circuito integrado SMD ao mesmo tempo.

Utilize uma pequena morsa, alicate de bico ou um canto da bancada para fazer a dobra do fio, se você tentar fazer na mão talvez não fique tão curta e não alcance todos os terminais do CI.

Para circuitos integrados SMD com pinagem dos quatro lados a construção é praticamente igual só que com mais  duas dobras, veja na imagem abaixo.

Como dessoldar circuito integrado em SMD sem Ferramentas Especiais

Assista abaixo o vídeo original do autor desta dica de como dessoldar circuito integrado em SMD sem Ferramentas Especiais.

Não esqueça de estanhar o fio de cobre, pois ao estanhar melhora e diminui o tempo de dessoldagem, o ferro de solda usado também não foi informado pelo criador da ferramenta, mas pelo que vi ele deve ter uma potencia superior a 100 Watts, em comentário se cogitou um ferro de solda de 300 Watts, mas creio que com menos potência é possível dessoldar os CI´s SMD.

Autor: Blog Nova Eletrônica

Projeto Colinas do Ermitage

DSC01235Um projeto voltado ao eco-sistema de um dos condomínios mais ecológico da grande RMC, entre Sousas e Joaquim Egídio. Uma iluminação discreta e indireta onde o morador, ao passar, só enxerga as copas dos flamboyants iluminadas, resultando numa iluminação bem sutil. A temperatura da cor, um branco puro (5000K) faz com que a via tenha uma iluminação bem próxima a de uma lua cheia, permanecendo assim, neste caso, a opção dos moradores pela não colocação de postes de iluminação pública.
A economia gerada no consumo de energia elétrica neste projeto foi mais de 80% em relação a outra opção, que era em utilizar holofotes de lâmpadas com  gases e metais pesados.   Ganha-se também em manutenção, pois lâmpadas normais, com holofotes de vidro, reatores, esquentam demais, e como esta sendo aplicado,  a vida útil destes componentes seriam drasticamente reduzida, como no caso de uma chuva. No caso da iluminação em LEDs, estes projetores sofrem muito menos com choques térmicos além da vida útil de mais de 3 vezes a qualquer outra opção. Têm resistência categoria IP67 ao qual permite que ele continue funcionando mesmo submerso.

DSC01244Então, já ganhamos em Eficiência Energética, em Vida Útil, em Descartes pois os projetores de LEDs são 100% recicláveis e não contêm metais / vapores tóxicos.
Continuando a falar do quanto este tipo de iluminação é ecologicamente correto, podemos ainda dizer que sua gama de luz não ultrapassa a da visão humana, isto é, não emite UV (ultra-violeta) nem IR (infra-vermelho), não agredindo os seres vivos, menos insetos, e muitos outros benefícios.

Agradeço a atual diretoria do condomínio e parabenizo pela escolha de um projeto onde foi incluso BELEZA, ECOLOGIA e ECONOMIA.

DSC01256ca

Eficiência energética

CinestecEcoBrancoO que é EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?

Eficiência energética é uma atividade que procura otimizar o uso das fontes de energia.

Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia.

Dentre as diversas formas de energia interessam, em particular, aquelas que são processadas pela sociedade e colocadas à disposição dos consumidores onde e quando necessárias, tais como a eletricidade, a gasolina, o carvão, óleo diesel, gás, etc.

A energia é usada em aparelhos simples (lâmpadas e motores elétricos) ou em sistemas mais complexos que encerram diversos outros equipamentos (televisores, computadores, automação, …).

Estes equipamentos e sistemas transformam formas de energia. Uma parte dela sempre é perdida para o meio ambiente durante esse processo. Por exemplo: uma lâmpada transforma a eletricidade em luz e calor. Como o objetivo da lâmpada é iluminar, uma medida da sua eficiência é obtida dividindo a energia da luz pela energia elétrica usada pela lâmpada.

 Aqui você encontra uma tabela de eficiência energética feita pela INMETRO. Notem que as lâmpadas de leds ainda não foram classificadas, por serem de uma tecnologia muito recente.

E o que que a CINESTEC tem a ver com isto?

Vamos ajuda-lo a proteger nosso planeta com a melhor tecnologia disponível.
Nossa primeira parceria é com a LedStar, além de ser uma empresa brasileira, com a maior experiencia no ramo, ela produz o que existe de melhor em iluminação em led. Sua linha de luminárias já se encontra disponivel na CINESTEC.
A iluminação representa boa parte do consumo de energia elétrica em todos os setores (residência, comércio, industria e lazer). Por isso vamos começar por ela. Abaixo vamos listar as inúmeras vantagens de uma luminária a led:

– Conversão de 95 a 90% de energia em luz.
– Economia mínima de 75% no consumo de energia eletrica.
– Vida útil mais longa, mínimo de 50.000 horas.
– Total controle da luz produzida, isto é, luz branca pura, sem UV e IR.
– Portanto não atrai insetos.
– Alta durabilidade a impactos e umidade ( IP66 e IP67).
– Produto não tóxico, sem vapor metálico, mercúrio, …
– Portanto custo zero de descarte, pois o
– Produto é totalmente reciclável.
– Muitas outras vantagens sobre qualquer outro tipo de iluminação.

Além disto, existem condições especiais, com incentivo do governo, para financiamentos em investimentos sobre Eficiência Energética, como por exemplo o PróCopa.

Entre em contato conosco, tiraremos suas dúvidas, fazemos projetos, instalamos, orçamento total além de uma planilha de payback (tempo de retorno do investimento).

Projeto que executamos em um dos condomínios mais ecológicos de Campinas – SP.

Conte sempre conosco.